Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Housekeeping (HK) é o Departamento de limpeza de cabines e áreas públicas.

A Housekeeper é a/o chefe de Departamento e a quantidade das Cabin Stewards depende do número de cabines na embarcação.

A Lavandaria (Laundry) faz parte do HK e pode ter uma pessoa responsável por essa área ou ser uma tarefa rotativa, depende da companhia à qual o barco pertence.

O turno começa, geralmente, 1/2 hora antes do pequeno almoço para os clientes, com limpeza das áreas publicas. A limpeza nas cabines terá de ser realizado até ao meio dia (regra geral). O turno da tarde será de apoio à Laundry e áreas públicas.

Todos os dias existe um colega do HK em stand-by = on duty, o que quer dizer que existe alguém responsável por atender pedidos de clientes ou qualquer outra situação saída da normalidade.

- A Bozena e a Janel eram 2 irmãs da Polónia que mal sabiam falar inglês. A Janel era morena e tímida, a Bozena loura e menos tímida mas, ambas tinham-se candidatado para trabalhar. Primeira vez num navio e sem experiência no serviço.

Por mais desenhos, gráficos de cores, traduções, esquemas, elas não se adaptavam e a Housekeeper já não tinha paciência para continuar o treino das Polacas e o barco estava cheio de clientes.

Todos os dias recebia reclamações das manas.

Uma tarde quase ao final de 2 meses, a Bozena apresenta-me a carta de demissão porque já não aguentavam ali ficar. Numa conversa franca, com a Rececionista que também era Polaca mas que falava bem alemão e as foi traduzindo,  confessaram que não tinham emprego em terra, gostavam de ficar a bordo mas não naquelas condições. 

Eu não as queria mandar embora, apesar do dono do barco dizer que as iria despedir ao final do tempo de experimentação. Eu não concordava com ele mas sabia que ele tinha razão, elas nunca deveriam ter entrado na companhia.

O único departamento onde poderiam ficar seria na Cozinha que, naquele momento até estava a atravessar uma fase difícil. Mas ... teria de convencer o Capitão e o Exec. Chef e as manas teriam de ter plena consciência que não era trabalho fácil lavar louça.

As manas foram para a Cozinha e, foi uma lufada de ar fresco. O Utility passou a ajudante de Cozinheiro e elas ficaram no seu lugar. Quando um dos Cozinheiros abandonou o navio, a Bozena começou o treino de fazer saladas, acompanhamentos e sobremesas.

Seu inglês melhorou bastante e conseguiram um contrato para a época seguinte.

130420166965.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D